Institucional

Prefeitura Municipal de Verdejante

Francisco de Assis Tavares Filho

Prefeito(a)

Rosivaldo Bezerra da Silva

Vice-prefeito(a)

Secretaria de Administração e Finanças Mais informações
Deborah Bezerra

Secretário(a)

Praça Raimundo Targino Ferreira , Nº 22 - Centro - CEP: 56.120-000

07h30min As 13:30hs de Segunda A Sexta

(87) 9.8117-0128

admfinancas@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão Mais informações
Valnir Bezerra

Secretário(a)

Praça Raimundo Targino Ferreira , Nº 22 - Centro - CEP: 56.120-000

08:00 ás 14:00 Segunda à Sexta

(87) 9.8117-0128

governo@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Educação Mais informações
Gleycieda Rodrigues

Secretário(a)

Rua Manoel Alves Ribeiro , Nº S/N - Centro - CEP: 56.120-000

8:00hs As 14:00hs de Segunda A Sexta

(87) 9.9624-7030

educacao@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Assistência Social Mais informações
Iraneide Alencar

Secretário(a)

Praça Raimundo Targino Ferreira , Nº 22 - Centro - CEP: 56.120-000

7:00hs As 13:00hs de Segunda A Sexta

(87) 9.8117-0128

assistencia@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Recursos Hídricos Mais informações
Vital Filho

Secretário(a)

Rua Mariano Gomes , Nº S/N - Centro - CEP: 56.120-000

de 07:30h às 13:30h de Segunda A Sexta

(87) 9.9957-0350

rec.hidricos@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Cultura e Turismo Mais informações
Robson Silva

Secretário(a)

Av. Antonio Pedro da Silva , Nº SN - Pe Jose Maria - CEP: 56.120-000

de 07:30h às 13:30h de Segunda A Sexta

(87) 9.9919-4411

cultura@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Desenv. Urnano e Obras Mais informações
Junior Bezerra

Secretário(a)

Praça Raimundo Targino Ferreira , Nº 22 - Centro - CEP: 56.120-000

de 07:30h às 13:30h de Segunda A Sexta

(87) 9.8117-0128

obras@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenv. Rural Mais informações
João Campos

Secretário(a)

Mariano Gomes , Nº S/N - Centro - CEP: 56.120-000

07:30hs As 13:30hs de Segunda A Sexta

(87) 9.9943-3097

agricultura@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Saúde Mais informações
Gabriela Leite

Secretário(a)

Rua Matilde Antonia de Sá , Nº S/N - Padre José Maria - CEP: 56.120-000

08:00hs As 13:00hs de Segunda A Sexta

(87) 3886-1156

saude@verdejante.pe.gov.br

Secretaria de Serviços Públicos Mais informações
Ednaldo Rubens

Secretário(a)

Rua Mariano Gomes , Nº S/N - Centro - CEP: 56.120-000

de 07:30h às 13:30h de Segunda A Sexta

(87) 9.9911-4152

serv.publico@verdejante.pe.gov.br

Gabinete do Prefeito Mais informações
Tailhane Resende

Chefe de Gabinete

Praça Raimundo Targino Ferreira , Nº 22 - Centro - CEP: 56.120-000

08:00 ás 14:00 Segunda à Sexta.

(87) 9.8117-0128

gabinete@verdejante.pe.gov.br

Controle Interno Mais informações
Adriana Matias

Coordenador(a)

Praça Raimundo Targino Ferreira , Nº 22 - Centro - CEP: 56.120-000

07:30 As 13:30

(87) 9.8117-0128

ci@verdejante.pe.gov.br

Fundo de Previdencia dos Serv. Publ. de Verdejante Mais informações
Marcio Costa

Diretor Executivo e Financeiro do Funprev

Praça Raimundo Targino Ferreira , Nº 22 - Centro - CEP: 56.120-000

de 07:30h às 13:30h de Segunda A Sexta

(87) 9.9810-5091

funprev@verdejante.pe.gov.br

a programação, a supervisão e o controle das atividades de administração geral da Prefeitura;

proceder o registro, o acompanhamento e o controle contábil da administração orçamentária, financeira e patrimonial;

fazer a fiscalização e a tomada de contas dos órgãos de administração centralizada encarregados de movimentação de dinheiro e valores;

fixação das diretrizes, acompanhamento e avaliação dos programas e operações de financiamento de projetos, programas e ações públicas;

a execução das atividades relativas ao recrutamento, à seleção, à avaliação, aos direitos e deveres, aos registros e controles funcionais, ao controle de frequência, à elaboração da folha de pagamento e aos demais assuntos relativos à administração de pessoal;

a proposição das políticas tributária e financeira de competência do Município;

o tombamento, o registro, o inventário, a proteção e a conservação dos bens móveis e imóveis do Município;

o processamento de licitações para efetivar a compra de materiais e a contratação de obras e serviços, leilões, licenciamento e seguro de veículos, nos termos da legislação federal;

a publicação de normas, decretos, portarias, pareceres, editais, ordens de serviço e demais atos de interesse da administração municipal;

a promoção de atividades relativas a recebimento, distribuição, controle do andamento, triagem e arquivamento dos processos e documentos em geral que tramitam na Prefeitura;

Subsidiar o Chefe do Executivo Municipal na integração dos munícipes na vida política-administrativa do Município, para melhor conhecer os anseios e necessidades da comunidade, direcionando de maneira precisa a sua ação;

Coordenar atividades de relacionamento político-administrativo da Prefeitura com os munícipes, entidades e associações de classe ou comunitária;

Fomentar a ação conjunta de setores ligados aos assuntos de segurança, entre os quais o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, bem como às entidades governamentais e não governamentais no combate a insegurança;

Promover a integração e articulação dos órgãos municipais visando à eficiência dos programas e projetos;

Promover a relação institucional entre o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário a fim de dinamizar as relações entre as esferas dos Poderes Federal, Estadual e Municipal; e com a Sociedade Civil Organizada e Segmentos Religiosos;

Promover políticas de participação cidadã no município, de acordo com as necessidades básicas da municipalidade em consonância com as diretrizes de governo, assegurando ao cidadão o direito de intervir na elaboração, implementação e monitoramento das políticas públicas;

Propor e acompanhar a implementação de mecanismo de democratização da gestão nos diferentes órgãos da administração pública;

planejamento, a coordenação, a supervisão e a execução da politica municipal de educação e ordenamento exclusivo, por meio de seu secretario, dos recursos inerentes a manutenção e valorização da educação, em consonância com as diretrizes e bases da educação nacional.

elaboração de relatórios semestrais, visando detectar possível evasão escolar, apresentando pareceres sobre as causas;

intercâmbio cultural com órgãos governamentais e instituições privadas;

programação e execução de assistência social às comunidades de baixa renda;

execução de programas de amparo ao menor e à velhice, mediante a instituição de creches, atividades ocupacionais e recreativas, asilos e outras propostas assistenciais;

assistência à maternidade, através da instituição de atividades de apoio e amparo à gestante carente;

cuidar de funerais, de pessoas reconhecidamente carentes do município;

aplicação, mediante atuação conjunta com os conselhos municipais, dos recursos municipais, estaduais e federais destinados as ações de Assistência Social realizadas pelo Município;

criar e manter atualizado cadastro das famílias em situação de maior vulnerabilidade social e risco residentes no Município;

garantir atuação sempre pautada nos conceitos de promoção da cidadania e na valorização do ser humano;

executar serviços de orientação, acompanhamento e avaliação das famílias beneficiadas por programas de transferência de renda, instituídos por leis específicas da União, do Estado e do Município e/ou resoluções emanadas dos respectivos Conselhos;

formulação da política de assistência social e cumprimento das normas relativas a Política Nacional da Assistência Social;

formular e executar a política municipal de assistência social, conjugando esforços dos setores governamental e não governamental, visando proteção à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e às pessoas portadoras de necessidades especiais;

Administrar as obras hídricas de reservação, captação e adução de água bruta no âmbito de sua competência;

Apoiar a construção, a operação, a manutenção e a recuperação de obras de infraestrutura hídrica

Fiscalizar o uso dos Recursos Hídricos e aplicar as sanções administrativas cabíveis, previstas em leis e regulamentos próprios;

Propor a formulação de políticas, normas e diretrizes e a definição de estratégias para a implementação de programas e projetos em temas relacionados com a revitalização de bacias hidrográficas e o acesso à água;

Realizar intercâmbio com entidades públicas e privadas, visando a proteção ambiental e de recursos hídricos;

Promover, valorizar e apoiar as manifestações culturais do município, tanto na cidade quanto na zona rural.

Firmar convênios e parcerias públicas e privadas para desenvolvimento do turismo no Município como estratégia propulsora de seu crescimento econômico e social;

Promover eventos com vistas a promover fluxo turístico e proporcionar oportunidade de geração de renda para a população buscando o aprimoramento constante da qualidade da recepção ao turista, do atendimento adequado e qualidade dos serviços colocados a sua disposição;

Elaborar e propor a política municipal de desenvolvimento do turismo e de promoção da cultura no município, executar e coordenar as ações programadas;

Realização de eventos, apoio a artistas locais, preservação da memória e das tradições populares, além da busca por parcerias e recursos que fortaleçam a cultura como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.

Analisar e aprovar projetos de obras particulares, loteamentos, fracionamentos e desmembramentos de áreas;

Conservar, interna e externamente, os prédios públicos da prefeitura;

Exercer o controle e a fiscalização de obras particulares, loteamentos e serviços concedidos ou permitidos pelo município;

Manter atualizada a planta cadastral do município;

Promover a execução das atividades relativas a urbanização e habitação popular no âmbito do governo municipal;

Realizar a abertura, implantação, urbanização e conservação de vias públicas, estradas e caminhos municipais;

Regularizar todos os loteamentos e parcelamentos, ocupados ou efetuados pela prefeitura municipal;

Coordenar, executar e manter os serviços de obras públicas;

planejar, formular e executar as políticas de desenvolvimento do meio rural de forma sustentável;

promover a articulação com órgãos federais, estaduais e municipais, com vistas à obtenção de recursos para projetos e ações de melhoria das condições de vida das populações do meio rural, com especial direcionamento para o desenvolvimento da agricultura familiar e a integração agroindustrial apropriada;

orientar, coordenar e controlar a execução da política de desenvolvimento agropecuário no âmbito do Município;

promover intercâmbio e convênios com entidades federais, estaduais, municipais e privadas relativas aos assuntos atinentes às políticas de desenvolvimento agropecuário;

coordenar as atividades relativas à orientação da produção primária e ao abastecimento público;

o planejamento, proteção, conservação, preservação e recuperação e melhoria do meio ambiente;

o desenvolvimento de atividades concernentes à implantação do zoneamento ambiental e das atividades referentes ao licenciamento ambiental no Município;

manter intercâmbio, contínuo e eficaz, com órgãos governamentais e entidades privadas, comprometidas com a saúde, visando à realização plena de suas funções;

planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar.

manter controles, pesquisas, banco de dados do atendimento e carências, com vistas ao planejamento e projetos do governo municipal, na área de saúde e saneamento básico;

Definir políticas e estratégias para as diferentes áreas de atuação da Secretaria;

Proporcionar o funcionamento e qualificação da Iluminação Pública;

Gerenciar os serviços de drenagem, podação, capinação, terraplanagem e linhas d'água, objetivando a otimização dos serviços da área;

Garantir o funcionamento dos serviços públicos referentes a manutenção da Limpeza e conservação das ruas, praças, avenidas, parques, ;

Coordenar ações envolvendo a concessão e/ou terceirização de serviços públicos relacionados ao seu âmbito de atuação;

o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização dos serviços de varrição, limpeza de vias e logradouros públicos, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos;

Coordenação, planejamento, controle e execução das atividades referentes ao funcionamento do Gabinete do Chefe do Poder Executivo Municipal;

Coordenação e integração das ações da Administração Municipal;

Assessoramento ao Prefeito Municipal no desempenho de suas atribuições, em especial nos assuntos relacionados com a coordenação política e administrativa;

Assistência ao Prefeito nas funções políticas, no atendimento aos munícipes e demais autoridades;

Manutenção e apoio das relações com a comunidade;

organizar, executar, controlar, fiscalizar, supervisionar, normalizar, recomendar e avaliar o grau de confiabilidade dos procedimentos do Município.

orientar, prevenir e fiscalizar a ação dos órgãos e entidades municipais, visando a manutenção de serviço eficiente e de boa qualidade, a correção dos aspectos formais e morais da administração e o cumprimento das normas e da legislação pertinente do controle interno.

comprovar a legalidade e avaliar os resultados da gestão, quanto à eficiência e eficácia;

Administração, o gerenciamento e a operacionalização do RPPS municipal, incluindo a arrecadação e gestão de recursos e fundos previdenciários, a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios.

Conceder a todos os seus segurados e respectivos dependentes os benefícios previdenciários previstos em lei;

Assegurar todos os direitos e vantagens concedidos aos servidores inativos e pensionistas e atribuir deveres previstos em lei.

DECRETO: 019/2025 23/05/2025

23/05/2025

Desliga, substitui e renova membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e dá outras providências.

DECRETO: 018/2025 16/05/2025

16/05/2025

Declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por estiagem – COBRADE: 1.4.1.1.0, conforme Portaria nº 260 de 02/02/2022 do MDR, alterada pela Portaria nº [...]

DECRETO: 017/2025 07/05/2025

07/05/2025

Dispõe sobre luto oficial e institui ponto facultativo, o dia 07 de maio de 2025, nas repartições públicas do Município de Verdejante, Estado de Pernambuco, e dá outras prov [...]

PORTARIA: 418/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 17% ao servidor efetivo, o Sr. JOÃO ALVES DE SÁ, técnico contábil, secretaria de administração e finanças, e dá outras providências.

PORTARIA: 417/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 25% ao servidor efetivo, o Sr. ADEMILSON DIOMICIO LEANDRO, agente administrativo, secretaria de administração e finanças, e dá outras providências.< [...]

PORTARIA: 415/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 20% ao servidor efetivo, o Sr. GLAUBER DE SÁ VITAL, nomeado no cargo comissionado de DIRETOR DE TRIBUTOS E ARRECAÇÃO, secretaria de administração e [...]

PORTARIA: 424/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 25% à servidora efetiva, a Sra. ANA CELIA RIBEIRO DE ARAUJO NUNES, agente administrativo, cedida ao TJ/PE, secretaria de administração e finanças, e [...]

PORTARIA: 400/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO à servidora nomeada no cargo comissionado de COORDENADORA DE SAÚDE BUCAL, portaria nº 397/2025, secretaria de saúde, e dá outras providências. VANESSA [...]

PORTARIA: 434/2025 22/04/2025

22/04/2025

Nomeia a Sra. PATRICIA RAIMUNDA VIEIRA, servidora efetiva do Município de Salgueiro, permuta nº 005/2025, em FUNÇÃO GRATIFICADA de ENTREVISTADOR(A) SOCIAL DO PBF, secretaria d [...]

PORTARIA: 387/2025 22/04/2025

22/04/2025

Concede FÉRIAS ao técnico contábil, servidor efetivo, o Sr. JOÃO ALVES DE SÁ, secretaria de administração e finanças, e dá outras providências.

PORTARIA: 431/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 33% ao servidor, o Sr. FRANCISCO LUCAS ARAUJO TAVARES, nomeado do cargo comissionado de CHEFE DE GABINETE DO SECRETÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS - CC, secr [...]

PORTARIA: 391/2025 22/04/2025

22/04/2025

Concede APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO à Sra. MARIA DE SOUZA LAURINDO ALVES, professora, licenciatura 150h/a, SEDUC, e dá outras providências.

PORTARIA: 409/2025 22/04/2025

22/04/2025

Nomeia a Sra. RITA DE KÁSSIA DA SILVA para o cargo de ASSESSOR(A) DE GABINETE, gabinete do prefeito, e dá outras providências.

PORTARIA: 401/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO à servidora nomeada no cargo comissionado de ASSESSOR DE GABINETE, portaria nº 3762025, gabinete do prefeito, e dá outras providências. ANDREIA PAULA D [...]

PORTARIA: 392/2025 22/04/2025

22/04/2025

Concede APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO à Sra. ELIZETE MARIA DOS SANTOS LIMA, professora, licenciatura 150h/a, SEDUC, e dá outras providências.

PORTARIA: 426/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de +23%, em referência à portaria nº 212/2025, à servidora, a Sra. ÂNGELA MARIA BEZERRA SANTIAGO, nomeada no cargo comissionado de DIRETOR(A) DE COMPRA [...]

PORTARIA: 432/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 27% ao servidor, o Sr. ROMERO BEZERRA TAVARES, nomeado no cargo comissionado de ASSESSOR DE RECURSOS HÍDRICOS - CC, secretaria de recursos hídricos, e [...]

PORTARIA: 411/2025 22/04/2025

22/04/2025

Concede FÉRIAS ao servidor efetivo, o Sr. JOSÉ ANTÔNIO ALVES FILHO, condutor de ambulância, HPP, secretaria de saúde, e dá outras providências.

PORTARIA: 408/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 62% ao servidor nomeado em cargo comissionado da GERÊNCIA GERAL DE GESTÃO - CC, o Sr. DAMIÃO ANTÔNIO DA SILVA, secretaria de governo, planejamento e [...]

PORTARIA: 433/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 20% ao servidor, o Sr. ISVALDO DE SÁ E SILVA JUNIOR, nomeado no cargo comissionado de ASSESSOR DE RECURSOS HUMANOS, secretaria de administração e fina [...]

PORTARIA: 406/2025 22/04/2025

22/04/2025

Nomeia o Sr. VICTOR LUNA TAVARES VITAL para o cargo em comissão de ASSESSOR ESPECIAL DE GABINETE, gabinete do prefeito, e dá outras providências.

PORTARIA: 425/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de +14,50%, portaria nº 207/2025, à servidora efetiva, a Sra. MARIA DO SOCORRO DE SÁ PEREIRA, professora, SEDUC, e dá outras providências.

PORTARIA: 393/2025 22/04/2025

22/04/2025

Concede APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO à Sra. MARIA DO SOCORRO SILVA MELO, professora, licenciatura 150h/a, SEDUC, e dá outras providências.

PORTARIA: 386/2025 22/04/2025

22/04/2025

Concede GRATIFICAÇÃO por titulação de Pós-graduação à Sra. ANTONIA DE SOUZA SILVA, professora efetiva 150h/a, SEDUC, e dá outras providências.

PORTARIA: 410/2025 22/04/2025

22/04/2025

Concede FÉRIAS ao servidor efetivo, o Sr. JANISTORP PEREIRA DE SÁ, médico, UBS I, secretaria de saúde, e dá outras providências.

PORTARIA: 423/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 27% à servidora efetiva, a Sra. MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO LEITE, agente administrativo, SEDUC, e dá outras providências.

PORTARIA: 402/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO ao servidor nomeado no cargo comissionado de ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING, portaria nº 379/2025, gabinete do prefeito, e dá outras providências. [...]

PORTARIA: 397/2025 22/04/2025

22/04/2025

Nomear a Srta. VANESSA FERREIRA GONDIM para o cargo de COORDENADORA DE SAÚDE BUCAL - CC, secretaria de saúde, e dá outras providências.

PORTARIA: 398/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO aos servidores contratados temporariamente, secretaria de saúde, e dá outras providências. KELVIO THAYSON DE SÁ BEZERRA - 31%; JOÃO PAULO SILVESTRE DA [...]

PORTARIA: 416/2025 22/04/2025

22/04/2025

Atribui GRATIFICAÇÃO de 40% ao servidor efetivo, o Sr. DAMIÃO HORÁCIO MATIAS, motorista, SEDUC, e dá outras providências.

Perguntas frequentes FAQ

A Prefeitura de Verdejante tem sua sede administrativa localizada na Praça Raimundo Targino Ferreira, 22, Centro, Verdejante - PE

A Prefeitura funciona de segunda à sexta, das 7:30h às 13:30h, excetos feriados.

Sim, as informações de arrecadação podem ser acessadas através da aba de Receitas Orçamentárias.

Conforme preceitua o Código Tributário Nacional, em seu artigo 175 é uma causa de exclusão do crédito tributário, ou seja, é uma dispensa de pagamento de impostos, mediante lei.

Procurar o Departamento de Tributos, localizado no Prédio da Prefeitura Municipal.

Deverá o cidadão comparecer ao setor de Tributos da Prefeitura para verificação dos débitos e solicitação de renegociação da dívida.

Sim, é possível o parcelamento, para tanto, procure o Departamento de Tributos na Sede do Centro Administrativo.

Procure a Secretaria de Serviços Públicos, localizada no antigo Mercado Público, na Rua mariano Gomes.

É um imposto recolhido mensalmente em razão da prestação de um serviço definido na lista estabelecida pela Lei Complementar Nacional nº 116/03. No caso do trabalhador autônomo o recolhimento é anual.

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