Gabriela Silva Leite é graduada em Direito pela Faculdade de Integração do Sertão (FIS) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc). Detém ainda pós-graduação em Direito Constitucional, bem como em Direito Imobiliário e Notarial. Com quase 13 anos de experiência na administração pública, Gabriela atuou por oito anos na Prefeitura de Salgueiro, onde desenvolveu um trabalho técnico relevante para a gestão municipal. Há cinco anos integra a equip [...]
Amparo: Nomeação: 003/2025 - 01/01/2025
Matrícula: 1104
CNPJ: 11.667.975/0001-94
Telefone(s): (87) 3886-1156
E-MAIL: saude@verdejante.pe.gov.br
Site oficial: https://verdejante.pe.gov.br/secretaria.php?sec=6
Horário: 08:00HS AS 13:00HS DE SEGUNDA A SEXTA
Endereço: RUA MATILDE ANTONIA DE SÁ, Nº S/N - PADRE JOSÉ MARIA - CEP: 56.120-000
construção e manutenção de sistemas de saneamento básico;
executar as ações de treinamento e orientação dos recursos humanos atuantes na área;
exercer ações de fiscalização e profilaxia, visando a higiene e a prevenção de moléstias infecto-contagiosas;
Os coronavírus são uma grande família viral, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Em 80% dos casos, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.
Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
O diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz).
Sim. O óbito pode ocorrer em virtude de complicações da infecção como, por exemplo, insuficiências respiratórias.
Até o momento, não. No entanto, cientistas ao redor do mundo (inclusive no Brasil) já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina. Ainda é muito cedo para indicar se e quando ela estará disponível.
Sim, ela é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a ordem dos grupos prioritários. Por isso é importante ficar atento e não cair em golpes, pois não houve liberação de venda no Brasil.
A vacinação é um pacto coletivo, que há décadas têm salvado milhões de pessoas de serem contagiadas e morrerem por doenças virais. Isso significa que quanto mais pessoas tomarem a vacina, menos o vírus circula no ambiente, evitando que aquelas que por algum motivo não podem ser vacinadas sejam contaminadas. Por isso, quanto mais pessoas se imunizarem, mais fácil será de conter a disseminação do coronavírus. O PNI estabeleceu como meta vacinar ao menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.
Acesse nossa carta de serviços https://www.verdejante.pe.gov.br/cartaservicos.php?id=98 Nela há todo o passo a passo para que o cidadão tenha acesso aos medicamentos da farmacia básica. Caso deseje verificar quais medicamentos estão disponíveis, acesse a lista de medicamentos no link: https://www.verdejante.pe.gov.br/medicamentoslista.php?tipo=farmacia_basica
Pode. Não há evidências, até o momento, de qualquer risco com a vacinação de indivíduos com histórico anterior de infecção ou com anticorpo detectável para SARS-CoV-2. Além disso, como há casos de reinfecção e mesmo novas variantes do vírus circulando, ainda não existem evidências de que quem pegou a doença já esteja automaticamente imunizado.
Os idosos foram incluídos entre os grupos prioritários para receberem a vacina, com uma divisão por faixa etária. Passando esta primeira etapa, o próximo grupo que está na fila são as pessoas de 80 anos ou mais, seguidas pela faixa dos 75 aos 79 anos; de 70 a 74 anos; de 65 a 69 anos; de 60 a 64 anos. O cronograma ainda não foi definido, mas a Secretaria de Estado da Saúde irá divulgá-las assim que o Ministério da Saúde disponibilizar novas doses.