CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 29/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Vários apicultores participaram de uma palestra organizada pela Secretaria de Agricultura de Verdejante!

Vários apicultores participaram de uma palestra organizada pela Secretaria de Agricultura de Verdejante, com o objetivo de discutir a cadeia produtiva da atividade apícola. O evento contou com a presença da renomada professora Renata Valeria, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que trouxe importantes reflexões sobre a importância da atividade para a economia da região e como os agricultores podem contribuir para sua preservação. Durante a palestra, foram apresentados dados sobre a relevância da apicultura para o desenvolvimento sustentável do município e como a atividade pode gerar renda para os produtores locais. O prefeito Haroldo Tavares também esteve presente e destacou a importância da iniciativa para o crescimento econômico da região. O evento foi um sucesso e contou com a participação ativa dos apicultores, que puderam esclarecer suas dúvidas e compartilhar suas experiências na produção de mel e outros produtos derivados da atividade apícola. Com isso, a palestra se tornou um importante espaço de troca de conhecimento e fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura na região.

#Agricultura 07/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Segunda Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa!

Como apoio da Prefeitura de Verdejante, a Adagro Agência de Defesa Agropecuária do estado deu início, à segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2022. O prazo para aplicar a dose de reforço segue até o próximo dia 30 de novembro. Podem ser vacinados bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses de idade. A Secretaria de Agricultura do município orienta que quem não imunizar seu rebanho ou não declarar a vacinação poderá pagar multa, ficando impossibilitado de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e de comercializar a carne no município. Quem não estiver em dia com a vacinação também não receberá a ficha sanitária, que é exigida por instituições bancárias para a liberação de linhas de crédito para o produtor rural.

#Agricultura 10/03/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Visita Na Barragem da Lagoa dos Milagres

Os técnicos da APAC (Agência Pernambuco de Águas e Clima) visitaram na manhã desta terça-feira (8), a barragem da Lagoa dos Milagres localizada no município de Verdejante. Ele realizaram estudos técnicos, mapeamento do perímetro com drone e fizeram entrevistas com os agricultores que moram na jusante da Barragem, e estão sendo beneficiados com a liberação da água do PSIF (Projeto de Integração do Rio São Francisco). No sertão central Verdejante é pioneiro na liberação da água do PSIF. Marcaram presença o prefeito Haroldo Tavares, o vereador José Carlos, o secretário de Agricultura de Verdejante João Campos e secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Veronaldo Gonçalves. Representantes de outros órgãos ; como da Universidade Federal de Pernambuco, IPA, Sintraf (Sindicato dos trabalhadores rurais do município) e do Ministério da Integração também marcaram presença.

#Agricultura 10/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Pagamento Seguro Garantia-Safra

A Prefeitura de Verdejante através da Secretaria Municipal de Agricultura anuncia o pagamento na contrapartida da composição do Seguro Garantia-Safra 2020/2021. A autorização do pagamento é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em Verdejante, R$ 425 mil será destinados a 500 agricultores familiares cadastrados no programa. A O pagamento integral do benefício Garantia-Safra será realizado em parcela única, em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus (COVID-19). Os pagamentos serão realizados nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

#Agricultura 17/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Reunião: Lideranças Comunitárias

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável participaram na manhã desta terça-feira (16) de uma reunião com lideranças comunitárias, SINTRAF, STR e secretários de agricultura da região do sertão, com o intuito de melhorar as propostas de articulação e mobilização do SISAR.

#Agricultura 10/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL O Governo de Pernambuco abriu o cadastro de produtores rurais para vacinar animais contra a febre aftosa

O Governo de Pernambuco abriu o cadastro de produtores rurais para vacinar animais contra a febre aftosa. A campanha é realizada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), em parceria com a Prefeitura do município por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. O cadastro pode ser feito até o dia 30 deste mês. A doença viral é contagiosa a bovinos e bubalinos. O vírus da aftosa é transmitido com facilidade pelo ar, água e alimentos. O atendimento funciona das 7h30min às 13h, de segunda a sexta-feira, no escritório da ADAGRO no centro da cidade.

#Agricultura 08/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Eleição do Conselho

A Secretaria de Agricultura de Verdejante participou na segunda-feira (8) da palestra sobre o SISAR - Sistema de Integração de Saneamento Rural, que engloba Sertão Central e Araripe. O objetivo do sistema é ampliar de forma eficiente o acesso ao saneamento rural (abastecimento de água e esgotamento sanitário) Atualmente a gestão de Verdejante se destaca nas obras de construção do poço artesiano com as obras que integram o sistema produtor de água que abastece várias comunidades rurais do município. Essa é considerada, uma das obras hídricas de maior impacto social da história do município. Graças ao empenho do prefeito Haroldo Tavares. Após a palestra foi realizada a eleição para definição do novo diretório do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável. De forma participativa e transparente através do voto, foi decidido que a Gestão do Conselho será composta pelos seguintes membros.

Coordenador: José Tavares Vital

Vice: Zenicladio Cruz Oliveira

Secretário: Francisco do Nascimento Matias

2º Secretário: Neidivan Lopes do Nascimento

Tesoureiro: Reginaldo Daniel Damascena

2º Tesoureiro: Luís Antenor da Silva

Essa equipe será responsável pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Verdejante- PE

#Agricultura 27/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Prefeito de Verdejante acompanha entrega de DAPs aos agricultores familiares na zona rural

Durante acompanhamento das ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o prefeito Haroldo Tavares entregou no domingo (24), 13 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), aos agricultores familiares do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Atravessada. Segundo o secretário de Agricultura, João Campos, a DAP ativa garante ao agricultor uma série de benefícios como linhas de crédito do Pronaf, além de assistência técnica e extensão rural, seguro da agricultura familiar, Garantia-Safra, aposentadoria rural, auxílio emergencial financeiro, dentre outros. O prefeito aproveitou a oportunidade, com a presença de representantes de diversas secretarias, para discutir ações nas áreas de recursos hídricos, como, a implantação do sistema de abastecimento d'água daquela localidade; a melhoria do atendimento à saúde com intensificação das visitas dos agentes comunitários de saúde e da disponibilização de ambulâncias para o atendimento emergencial. Haroldo Tavares ainda ressaltou com os agricultores, a manutenção do transporte escolar de qualidade e a formação de uma turma de EJA; e, ainda, a garantia da viabilidade da coleta de lixo, de forma semanal, além de muitas outras ações.

#Agricultura 25/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Prefeitura de Verdejante Discute Ações de Promoção à Agricultura na Zona Rural

O secretário de Agricultura de Verdejante, João Campos e os professores do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Leandro Cavalcante e Pedro Medeiros juntamente com integrantes da equipe técnica do Núcleo de Apoio aos Projetos Sociais da Univasf, Karla Auranis e Andreia Aquino participaram de uma reunião na manhã desta sexta-feira (22), com os agricultores da Vila Pilões, na zona rural do município. A iniciativa teve como objetivo envolver agricultores para o fortalecimento das atividades no campo. O momento também foi uma oportunidade de interação com outros agricultores. Isso se torna uma maneira de atualização sobre as discussões mais recentes no meio rural. O assunto principal do encontro esteve pautado sobre a irrigação para o plantio agrícola da vila. Os professores que participaram do encontro desenvolvem um trabalho em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e isso pode ser um facilitador para que as ações possam ser implantadas em Verdejante, como projeto em pequenas áreas demonstrativas e com o envolvimento de agricultores com perfil agregador mostrando resultado satisfatório. De acordo com secretário de Agricultura Municipal, João Campos, desde 2017 os trabalhos vêm sendo fortalecidos através de assistência técnica e extensão rural. A pasta está realizando um levantamento das atividades desenvolvidas em toda zona rural e será apresentando para o encaminhamento de um Projeto de Lei (PL), com o objetivo de ampliar ainda mais os recursos destinados à área.

#Agricultura 30/09/2021 SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS #TBT da Limpeza e Vazão do Poço

#TBT Limpeza e Vazão do Poço na Lagoa do Pajeú

Água nas torneiras é o que todo mundo almeja. Hoje é dia de #TBT, vamos relembrar o início da construção de uma das obras que beneficia muita gente. Sistema Produtor de Água da Lagoa do Pajeú. Em alguns locais os moradores já tem água na torneira e em outras localidades, o sistema está em andamento, em breve deve ser inaugurado. Essa ação foi realizada através da Secretaria de Recursos Hídricos. O foco é proporcionar qualidade de vida para todos os moradores.

#Agricultura 25/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL O Dia do Trabalhador Rural comemorado anualmente dia 25 de Maio no Brasil. O Dia do Trabalhador Rural comemorado anualmente dia 25 de Maio no Brasil.
#Agricultura 28/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Prefeitura de Verdejante parabeniza odos os agricultores

A Prefeitura de Verdejante parabeniza nesta terça-feira (28), todos os agricultores pelo Dia dedicado às mulheres e ao homem do campo. São bravos guerreiros que semeiam a semente dos frutos que vão à nossa mesa.

O cuidado com a lavoura, a colheita dos frutos, o preparo do solo para o plantio, são tarefas diárias dos agricultores responsáveis pela geração de emprego e renda, que movimentam nossa economia. São homens e mulheres de imensa importância no cotidiano de cada brasileiro. Parabéns!!

#Agricultura 14/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL REALIZAMOS NA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE VERDEJANTE, ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DAS CRIANÇAS ! Nesta última Segunda-feira (14), a Feira da Agricultura Familiar de Verdejante estava cheia de muita alegria e diversão, e o maior motivo para tamanha empolgação e energia foi à realização da comemoração pelo dia das crianças.

O evento contou com a participação do grupo de teatro "Corvo Negro", que trouxe animação com seus palhaços fazendo a alegria da turminha. Contamos, ainda, com um mini-parque, com pula-pula, gincanas e brincadeiras, além da distribuição de mais de 350 brinquedos, e bolo para criançada.


O CRAS e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também realizaram atividades com as crianças que participam dos programas sociais!

As atividades na feira livre foram uma iniciativa das Secretarias de Agricultura, Educação e a Assistência Social, com o apoio e colaboração muito especial da Pastoral da Criança, da Escola Construindo o Saber, do vereador Dedé da Lagoa, e dos feirantes do Município!

“É no sorriso mais belo de uma criança que nasce a esperança de um futuro melhor.”



#COMEMORAÇÃODODIADASCRIANÇAS
#CUIDANDODOFUTURO
#PREFEITURADEVERDEJANTE
#Agricultura 08/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação, deram início ao Programa PAA PAA - programa de aquisição e distrinbuição de alimento
#Agricultura 16/08/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Aberto prazo para produtor rural declarar ITR Proprietários de imóveis rurais já podem preencher a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR). O prazo, que iniciou nesta segunda-feira, 13 de agosto, termina em 28 de setembro. Para orientar a prestação de contas relativa ao exercício 2018, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 1820, de 27 de julho de 2018.

Segundo nota do órgão, “está obrigada a apresentar a DITR a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos compossuidores”.

A declaração deve ser feita por meio de arquivo eletrônico, no programa próprio para o ITR. Como outras prestações à Receita, caso seja identificado algum erro depois do envio, há possibilidade de fazer uma declaração retificadora, que substituirá a original. Quem perdeu imóvel ou teve o direito de propriedade transferido a partir 1º de janeiro deste ano também deve declarar o ITR.

Novidade
Pessoas que já tiverem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) poderão incluir o número do recibo no formulário da DITR a fim de facilitar a isenção. É a primeira vez que a Receita Federal possibilita o registro como forma adicional do contribuinte prestar as informações ambientais para a exclusão das áreas não tributáveis. Para isso, o produtor deve apresentar o Ato Declaratório Ambiental (ADA) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também até 28 de setembro.

Gestores
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra aos gestores que possuem o convênio do ITR com a RFB que é importante dar publicidade aos proprietários rurais e/ou aos seus representantes legais, os Valores de Terra Nua por hectare (VTN/ha) informado a Receita em cumprimento a Instrução Normativa nº 1562/15, pois o valor declarado inferior ao informado pelo Município poderá acarretar a inclusão de seu nome na malha de fiscalização da RFB.

Além disso, é preciso esclarecer aos contribuintes que o ITR é um imposto declaratório, ou seja, os dados da declaração são exclusivamente de responsabilidade do proprietário rural. Portanto as administrações locais não poderão utilizar seus servidores e suas máquinas públicas para tal finalidade, tendo a possibilidade de serem enquadradas como ato de improbidade administrativa conforme dispõe a Lei 8.429/1992.

Fonte: Da Agência CNM de Notícias com informações do Globo Rural e da CNA
#Agricultura 11/05/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENV. RURAL Atendimento veterinário disponível à população. Prefeitura a serviço do povo.
www.verdejante.pe.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 10:37:17